Formada em arquitetura e desenho urbano, Alina Sonea ilustra a natureza complexa e por vezes paradoxal das cidades que habitamos. A artista vem desde 2013 desenvolvendo uma série de detalhadas e delicadas ilustrações que mostram cenários fantásticos de densas metrópoles.
Sonea usa a densidade e textura das cidades que desenha para narrar histórias específicas sobre o desenvolvimento da arquitetura. Em The Historic City, cria uma paisagem de fachadas icônicas sobrepostas - que vão do Memorial para Isaac Newton, projetado por Etienne-Louis Boullée, até o Heydar Aliyev Center de Zaha Hadid - entremeadas no tecido urbano.
Em Density, sobrepõe as plantas de uma catedral gótica com habitações modernas para criar uma espécie de catálogo de padrões arquitetônicos que compõem o tecido urbano do mundo, ao passo que em Illusions a artista apresenta a cidade como um labirinto axonométrico de arranha-céus. As ilustrações são parte do trabalho da artista que explora geometria, arte, textura, planejamento urbano, escala e o corpo humano.
"Quero criar um catálogo de padrões repetitivos que definem nosso mundo material", explica Sonea. "Minhas reflexões me fizeram perceber que a arquitetura é a arte mais completa de todas."